Sua empresa faz a segregação de receitas?
Você pode estar perdendo dinheiro se a sua empresa não faz segregação das receitas!🔺💰
Afinal, o que é segregar as receitas? É a separar da base da tributação completa da empresa, ou seja da receita bruta, por exemplo: produtos monofásicos (não incide PIS e COFINS) ou de substituição tributária, visto que, já foram tributados no ínicio da cadeia, e, não podem ser tributados novamente, 𝐠𝐞𝐫𝐚𝐧𝐝𝐨 𝐮𝐦𝐚 𝐞𝐜𝐨𝐧𝐨𝐦𝐢𝐚 𝐭𝐫𝐢𝐛𝐮𝐭𝐚́𝐫𝐢𝐚 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐬𝐮𝐚 𝐞𝐦𝐩𝐫𝐞𝐬𝐚.
E para que tenha a separação dos produtos monofásicos, é de extrema importância que a classificação fiscal (NCM) do produto esteja na forma estabelecida pelo Fisco e definida na legislação
Mas, porque isso é importante?
Muitas empresas como as optantes do Simples Nacional, fazem o recolhimento a mais de tributos, ou seja, paga tributo que 𝐧𝐚̃𝐨 𝐝𝐞𝐯𝐞𝐫𝐢𝐚, por consequência da não segregação das receitas. Através da classificação fiscal (NCM) do produto, é que será analisado a tributação correta verificando a incidência do fato gerador do tributo.
𝐃𝐈𝐂𝐀: A Assessoria Tributária pode te auxiliar na revisão dos tributos pagos e classificação fiscal das mercadorias. Além disso, o correto é que as empresas identifiquem quais receitas têm tributação concentrada e efetue a segregação no momento da apuração dos tributos, evitando um pagamento a mais.